Vamos mostrar como se trabalha no 6ºC

Vamos mostrar como se trabalha no 6ºC

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A turma está mais uma vez de Parabéns!

A aluna Maria Curado recebeu uma Menção Honrosa com um texto muito engraçado sobre o Ambiente.

Maria Beatriz Monteiro Curado, 5ºC, nº 16

Decepção à primeira vista

         Num país um pouco longe do nosso, havia um navegador chamado Vasco da Goma. Ele sabia que existia um país maravilhoso, com muita vegetação e com inúmeras florestas e que esse país era Portugal, só que não sabia onde era.
         Uma vez, quando navegava, chegou a Portugal! No início, ele não sabia onde estava, mas a pouco e pouco apercebeu-se. Para provar aos outros que tinha chegado onde tanto queria, decidiu pedir a um dos tripulantes para filmar e só por curiosidade escolheu o Cassete de Filmar (um tripulante muito seu amigo).
         Vocês devem estar a pensar como é que havia câmaras de filmar no Tempo dos Descobrimentos, mas é simples, isto aconteceu no século XXI mas o Vasco da Goma quis fazer as coisas “à moda antiga”.
         Ele teve uma decepção quando percebeu que Portugal não era assim tão verde quanto esperava.
- Mas, mas, mas... – repetia Vasco decepcionado – isto era tão verde, tinha tanta variedade de animais e plantas e agora só tem coisas altas...
- Isso chamam-se prédios e aquilo arranha-céus – informou um velhote.
- Quem é você? – perguntou o Cassete que ainda acompanhava o Vasco.
- Eu sou o Lucas, mas quem tem de perguntar quem são vocês sou eu! Bolas, nota-se logo que são estrangeiros! – resmungou o velhote.
- Eu chamo-me Vasco da Goma e venho da Índia.
- Engraçado, Vasco da Gama vai de Portugal à Índia e tu chamaste Vasco da Goma e vens da Índia para Portugal. Ah, ah, ah, ah, ah! – disse o Lucas.
- Deixemo-nos de piadas e vamos ao que interessa. Como é que Portugal era tão verde e agora não?
- Primeiro, Gominha, Portugal continua verde; segundo, agora há menos verde, mas continua com paisagens verdes lindíssimas; terceiro, como dá para ver, eu já sou velho e quando era jovem tudo era como tu esperavas porque haviam menos incêndios e menos poluição. Agora que estás informado, adeus! – dizendo isto, Lucas desapareceu.
-Já sei o que fazer! Primeiro passo – falo com uma pessoa conhecida a perguntar se pode fazer uma gravação com Cassete de Filmar; segundo passo – se ele(a) aceitar levo a gravação a uma empresa de publicidade para dar no rádio e na TV; terceiro passo – toda a gente começa a respeitar a natureza e deixa de: fazer fogueiras sem protecção, atirar lixo para o chão, assustar os animais que lá habitam, desrespeitar o período de caça e outras precauções – disse o Vasco.

Com a ideia do Vasco tudo melhorou e todos os países do mundo “compraram” a publicidade e o planeta Terra tornou-se um mundo melhor.
         Se todos ajudarmos vamos ter um planeta muito melhor!

PARABÉNS MARIA!!!!!